Portal CREA-SP – Notícias – Crea-SP realiza força-tarefa na Ceagesp

Foco da operação de fiscalização são as atividades ligadas à área de Agronomia



De 30 de novembro a 4 de dezembro, o Crea-SP realiza uma força-tarefa na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na Capital paulista, com o intuito de fiscalizar o exercício profissional nas atividades da área de Agronomia desenvolvidas no local.


Após a reunião de abertura dos trabalhos na Unidade do Crea-SP da Zona Oeste, os 15 agentes fiscais envolvidos na ação seguem para o Entreposto Terminal São Paulo, maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e outros alimentos da América Latina, onde circulam diariamente cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos.



O objetivo da ação é verificar a regularidade das atividades de profissionais e empresas envolvidas no trabalho de conservação e rastreabilidade dos alimentos, da chegada dos produtos aos locais de armazenamento até a sua distribuição ao consumidor final. Além do quadro técnico de profissionais da Ceagesp, os agentes fiscais também farão o levantamento dos produtores de cada box e de prestadores de serviços como dedetização, manutenção de extintores e instalações.


Elo fundamental na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas, a Ceagesp é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Economia e conta com duas unidades de negócios distribuídas em pontos estratégicos:  armazenagem (18 unidades em todo o Estado), com produtos à granel, como grãos, açúcar e pellets, agrícolas e industrializados; e entrepostagem (13 unidades de depósitos ou venda de mercadorias), com produtos como frutas, legumes, verduras, flores e pescados.



Dessa forma, a Companhia garante, de forma sustentável, a infraestrutura necessária para que atacadistas, varejistas, produtores rurais, cooperativas, importadores, exportadores e agroindústrias desenvolvam suas atividades com garantia de segurança, eficiência e serviços qualificados. Ao todo, a Ceagesp recebe produtos de 1.500 municípios, 22 estados brasileiros e 19 países, somando um volume anual de 3,4 milhões de toneladas.



Câmara Especializada de Agronomia


A ação na Ceagesp foi uma recomendação da Câmara Especializada de Agronomia – CEA, que, assim como os demais órgãos decisórios da estrutura básica do Crea-SP, elabora anualmente um plano de trabalho com as prioridades de fiscalização em seu campo de atuação.


Questões como sustentabilidade e segurança também determinam as ações de fiscalização do Crea-SP quando o assunto são as modalidades profissionais que compõem a CEA. Além dos engenheiros agrônomos, profissionais como os engenheiros de alimentos também são responsáveis pela segurança sanitária da população, atuando na produção de alimentos, na conservação e no controle de qualidade dos alimentos que ajudam a produzir. Em plena pandemia de Covid-19, assuntos como a manipulação e a higienização desses produtos ganham espaço nos noticiários e geram dúvidas por parte da população.



Para a realização de quaisquer atividades e serviços da área tecnológica, os profissionais e empresas contratados devem estar habilitados pelo Crea-SP, ou seja, ter registro ativo e em situação de plena regularidade no Conselho. Também é necessário que, para todos os serviços contratados, seja feito o registro de uma Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, definindo sua participação técnica no empreendimento.



“Esta ação de fiscalização visa coibir a atuação de pessoas não habilitadas na execução de atividades inerentes às profissões da área de Agronomia para, assim, garantir a segurança da população”, esclarece o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli.


Segundo o engenheiro, a operação realizada na Ceagesp servirá de modelo para outras ações a serem realizadas em entrepostos e armazéns em outros municípios.



Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP


Fonte

Mais Notícias

20

mar
Geral

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Engenheiro Maicon Nonato Lançam Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Em uma iniciativa pioneira para educar as crianças sobre a prevenção de acidentes domésticos, o engenheiro especialista em segurança ocupacional, Maicon Nonato, está lançando, um emocionante jogo de cartas com a […]