Valorização das entidades de classe é foco do conselheiro Alan Michel

Alan Michel

Conselheiro federal Alan Michel: expectativa de valorização das entidades e de integração com as grandes pautas do Sistema Confea/Crea e Mútua

Brasília, 1º de fevereiro de 2022.

Ex-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Macrorregião de Picos (AEAMR) por dois mandatos, o novo conselheiro federal suplente representante do Estado do Piauí, eng. agr. Alan Michel Gomes Bomfim aceitou o convite dos colegas para compor a chapa com o engenheiro agrônomo Francisco Lira (titular).

Formado, especialista em Produção Vegetal ex-professor substituto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Alan Michel atualmente conclui especialização em Georreferenciamento e Geoprocessamento. Em Picos, foi vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, fiscal ambiental e assessor da Secretaria de Meio Ambiente, além de diretor agroambiental da ONG Ação e Vida. No governo do Estado, coordenou o Programa de Combate à Pobreza Rural e as equipes do Plano Brasil Sem Miséria.

Bastante estimulado pela atuação do presidente do Crea-PI, eng. agr. Ulisses Filho, Alan Michel descreve a seguir os principais objetivos do mandato, sua integração com o conselheiro Francisco Lira ao compor a chapa vencedora durante o primeiro pleito em formato eletrônico da história do Sistema Confea/Crea e Mútua e ainda sua disposição em atuar pela valorização das entidades de classe.

Site do Confea – O senhor faz parte de um grupo que inaugura uma nova fase do processo eleitoral. Como foi participar das primeiras eleições via internet do Sistema Confea/Crea? Qual sua avaliação do processo?

Eng. agr. Alan Michel – Achei o processo muito interessante. Como você disse, é a primeira vez que nós conseguimos usar a tecnologia da votação online. Percebeu-se uma interação maior dos engenheiros participando do pleito. Culminou com uma eleição tecnológica em que a gente viu essa participação. Está sendo um novo desafio, estamos para contribuir. Vamos fazer uma gestão em que vamos levar as nossas experiências das bases. Estou vindo de entidades, e temos muitas demandas no Sistema.
Site do Confea – Como foi o processo da campanha? Como o senhor se comunicava com seus eleitores?
Eng. agr. Alan Michel – A gente fez uma campanha voltada para as redes sociais. E também contato telefônico.  Devido à pandemia, o contato foi muito limitado. Foi uma eleição bem participativa, a gente teve esse contato telefônico e as redes sociais disponíveis para todos os profissionais. Foi bem transparente e bem articulada.
Site do Confea – Quais são as suas expectativas e metas?

Eng. agr. Alan Michel – Fizemos 10 propostas na nossa caminhada eleitoral. Propostas exequíveis. Queremos fazer uma prestação de contas, mostrando até onde a gente pôde ir ao final do mandato, pensando sobretudo nas entidades e na fiscalização dos leigos para que não haja interferências indevidas.
Site do Confea – O que levou o senhor a aceitar compor a chapa com o engenheiro agrônomo Francisco Lira?

Eng. agr. Alan Michel – Na verdade, o Piauí vem se destacando na questão das entidades, principalmente a parte da Agronomia. O presidente Ulisses Filho é engenheiro agrônomo e trouxe os agrônomos para o Crea. Antes, era um pouco afastado, e o Ulisses está trazendo os profissionais para dentro do Crea. Fui presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Macro Região de Picos – AEAMR. Como a gente esteve dois mandatos à frente da Associação, concomitantemente com a gestão do Lira na Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Piauí (Aeapi), nada mais justo do que a gente compor a nossa chapa. Então, o nosso nome surgiu para compor a chapa juntos. Os profissionais viram que a gente contribuiria muito com as entidades de classe do Piauí, devido ao trabalho que a gente vinha realizando nas entidades.
Site do Confea – Quais são as suas principais propostas?

Eng. agr. Alan Michel – A gestão junto ao Congresso Nacional para que cada estado tenha pelo menos um conselheiro federal e ainda para voltar a efetivar o repasse de recursos da ART para as entidades de classe estão entre as nossas principais propostas. Também ponderamos a importância de acompanhar e fortalecer as ações do Confea no Congresso frente ao avanço de outras profissões e conselhos em nossas atribuições; manter uma relação sólida e eficiente com o Executivo, Legislativo, Judiciário e ainda com os órgãos de controle; ampliar os esforços para o aperfeiçoamento da fiscalização e do exercício profissional; propor medidas para desburocratizar e agilizar as solicitações dos profissionais e a descentralização da Mútua e fortalecê-la. Também iremos propor, no plenário do Confea, o programa Jovem Engenheiro.

Site do Confea – Como está vendo a atual gestão do Crea-PI e do Confea?

Eng. agr. Alan Michel – Em relação ao Crea-PI, a gente vem acompanhando há dois mandatos o presidente Ulisses, que se preocupou muito com as inspetorias do interior. Ele conseguiu juntar os profissionais, está fazendo um trabalho de interiorização, deixando o Crea mais tecnológico, o que foi um fator primordial para as eleições online, com esse processo de interiorização. Isso agregou mais profissionais. O Presidente Joel, a gente conheceu na primeira campanha eleitoral dele no Confea, estivemos ajudando um pouco nas eleições. Ele tem uma atenção muito grande com as entidades, a gente percebe essa atenção. A base são as entidades de classe, e a gente sempre apoiou e aplaudiu a sua gestão nesse sentido.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Foto: Marck Castro/Confea

Seu comentário:

Mais Notícias

20

mar
Geral

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Engenheiro Maicon Nonato Lançam Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Em uma iniciativa pioneira para educar as crianças sobre a prevenção de acidentes domésticos, o engenheiro especialista em segurança ocupacional, Maicon Nonato, está lançando, um emocionante jogo de cartas com a […]