Portal CREA-SP – Notícias – 14 de julho

Parabéns do Crea-SP



O dia 14 de julho foi escolhido como o Dia do Engenheiro de Aquicultura para lembrar a data em que, no ano de 2006, o curso de Engenharia de Aquicultura foi oficialmente reconhecido e autorizado pelo MEC, de acordo com publicação no Diário Oficial da União. De lá para cá o setor só fez evoluir, mas, com a leitura do relatório bianual “Estado Mundial da Pesca e Aquicultura”, publicado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), os engenheiros do setor podem perceber que suas responsabilidades profissionais aumentam a cada dia.

Em versões anteriores, o documento baseava-se principalmente na estatística pesqueira, mas hoje trata de assuntos que vão desde as mudanças climáticas até questões de gênero dentro do setor e segurança alimentar. A versão 2020 do relatório foca na sustentabilidade, assunto que, desde a Eco-92, tem chamado a atenção dos brasileiros quando se discutem novas formas de produção de alimentos dentro da ética da preservação ambiental.

Os ainda poucos engenheiros de aquicultura do Sistema Confea/Crea conhecem os desafios a serem vencidos em sua área de atuação: o Brasil deixou a posição de país com maior potencial para o desenvolvimento da pesca e aquicultura para ocupar, hoje, apenas a 13ª posição na produção de peixes em cativeiro e a 8ª na produção de peixes de água doce. O relatório da FAO aponta como soluções para o país: a retomada de um programa nacional de estatística pesqueira; maior investimento em pesquisa e tecnologia; estabelecimento de políticas para preservação da nossa biodiversidade; e, por fim, conscientizar a população da importância do pescado na economia, na saúde, na cultura e na vida Brasileira. Ao empenhar-se na luta pela implementação dessas soluções, o engenheiro de aquicultura vinculado a um Sistema que valoriza sua profissão está fazendo a diferença na sociedade, para orgulho do Crea-SP e de todos os brasileiros.

Parabéns, Engenheiros de Aquicultura!


 



 


 


Fonte

Mais Notícias

20

mar
Geral

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Engenheiro Maicon Nonato Lançam Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Em uma iniciativa pioneira para educar as crianças sobre a prevenção de acidentes domésticos, o engenheiro especialista em segurança ocupacional, Maicon Nonato, está lançando, um emocionante jogo de cartas com a […]