Portal CREA-SP – Notícias – 20 de setembro – Dia do Engenheiro Químico

Parabéns do Crea-SP!


Nesta data comemorativa os Engenheiros Químicos podem lembrar-se de que, desde o século XVIII, quando produtos naturais como o carbonato de sódio ou potássio passaram a ter grande procura face à produção industrial de vidro, sabão e têxteis, a Engenharia Química caminha lado a lado com a indústria do setor e, com o avanço da Revolução Industrial no século XIX, esses laços foram se estreitando cada vez mais, até que um inspetor de segurança, o britânico George Davis, identificou, em 1880, a necessidade de uma nova profissão ligada à indústria química.  


Pouco mais tarde, com a estruturação da nova profissão, vieram Lewis Norton, fundador do primeiro curso de Engenharia Química (no MIT, em 1888); as primeiras formações europeias em Engenharia Química, por volta de 1920, na Inglaterra; e a libertação da Engenharia Química da Engenharia Mecânica na Alemanha de 1950, para citar apenas algumas reminiscências.


Na década de 1970 a ideia de Sistemas impôs-se na Engenharia Química, surgindo a Engenharia de Sistemas, a qual introduz uma visão holística da Engenharia Química. Essa visão deixa transparecer que a borracha sintética, os plásticos, as fibras sintéticas, os combustíveis, as tintas, os detergentes, as conservas alimentares, os produtos lácteos de longa duração, os sistemas de refrigeração, o papel, são produtos que não fariam parte do nosso cotidiano sem a Engenharia Química.


Hoje, em pleno século XXI, os Engenheiros Químicos passam a se envolver em novas áreas, como Saúde (incluindo o desenvolvimento de órgãos artificiais e próteses), Biotecnologia, Microeletrônica, Ambiente, Energia etc. A Sustentabilidade Ambiental passa, necessariamente, pela Engenharia Química. Só com processos mais limpos, energeticamente mais eficientes, com combustíveis mais verdes, será possível evitar a evolução da degradação ambiental.


Nascida junto com a Indústria Química, hoje a Engenharia Química é uma das atividades profissionais de mais largo espectro, fazendo parte de todos os setores da vida cotidiana, motivo de orgulho de todos os profissionais da área.


Parabéns, Engenheiros Químicos! 



Fonte

Mais Notícias