Portal CREA-SP – Notícias – CDER realiza em São Paulo terceiro encontro do ano

Transformação digital do Conselho foi destaque


O Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER-SP, constituído pelas entidades representativas das profissões jurisdicionadas pelo Sistema Confea/Crea e credenciadas junto ao Crea-SP, reuniu-se em 25 de novembro para a sua terceira reunião ordinária do ano.



A abertura do encontro coube ao coordenador-adjunto em exercício do CDER-SP, Eng. Civ. Cassius Gomes Cancian, que saudou os presentes, passando a palavra ao superintendente de Colegiados do Crea-SP, Eng. Alim. Gumercindo Ferreira da Silva, que salientou o ano atípico de 2020, em função da pandemia. Compunham também a mesa a Eng. Civ. Ligia Souza, do Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia (IPEEA), o Diretor Administrativo do Crea-SP, Eng. Civ. Joni Matos Incheglu, e os recém-empossados diretores da Mútua, para o triênio 2021/2023, Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Ronaldo Florentino dos Santos e Eng. Eletric. Renato Archanjo de Castro, que reafirmaram os votos de congratulações e agradecimentos a todos os participantes.



Na sequência, o presidente do Crea-SP, Eng. Telecom. Vinícius Marchese Marinelli, compartilhou a vivência recente pela qual passou, percorrendo o estado de São Paulo e conhecendo de perto a realidade e as necessidades dos engenheiros registrados lembrando “que toda a estrutura do Crea-SP está à disposição desse profissional”.


Porém, o presidente ressaltou que é necessária a implementação de mudanças que possam desburocratizar e agilizar os serviços disponíveis aos registrados. “O projeto Transformação Digital está sendo implantado no Crea-SP. Ou transformamos o Crea-SP agora ou não teremos outra oportunidade igual a essa”. Finalizando, o engenheiro destacou que os membros do CDER-SP são fundamentais para essa mudança ocorrer.


O Eng. Ind. Mec. Juliano Boretti, membro da Comissão do Crea-SP Jovem, convidou a todos para o XI Encontro Estadual do Crea-SP Jovem, que será realizado no sábado, 5 de dezembro.


Palestras



Dando início à abertura do evento, o Eng. Civ. Joni Matos Incheglu mediou a palestra sobre “Os impactos da pandemia nos preços dos insumos da construção civil”. A apresentação contou com a exposição de dois membros da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo (APeMEC), o Eng. Civ. e Conselheiro Deliberativo Luiz Alberto de Araújo Costa e do Diretor Financeiro da entidade, Eng. Civ. José Elias F. Abul Hiss.



Em seguida, a superintendente de Fiscalização do Crea-SP (SUPFIS), Eng. Civ, e Seg. Trab. Maria Edith dos Santos, ministrou palestra sobre o “auxílio das entidades na retomada da Fiscalização”. Edith também fez um balanço das ações e atividades da SUPFIS ao longo de 2020. Destacou ainda as operações de Força-Tarefa e as respectivas ações de fiscalização junto a empresas sem responsável técnico e empresas sem registro.


Parcerias



No início da tarde, a chefe da Unidade de Convênios, Fomento e Parcerias do Crea-SP, Jussara Ralisse falou a respeito da instalação e funcionamento de Unidades de Atendimento em entidades regionais e sobre as mudanças no Plano de Trabalho Anual (PTA) e prestação de contas que passarão a vigorar em 2021. 


Jussara abordou todos os compromissos e procedimentos que as entidades precisarão cumprir, desde a disponibilização de um espaço exclusivo, até os cuidados necessários para manutenção, limpeza, estruturas necessárias, serviços de zeladoria e copa, entre outros.


Além disso, tratou das exigências que deverão ser cumpridas pelas entidades, como a realização de reuniões mensais da Comissão Auxiliar de Fiscalização, relatórios das ações desenvolvidas, manutenção de regularidade fiscal, trabalhista e previdenciária, informação sobre mudanças estatutárias e de Diretoria. “Em 2020 adotamos projetos-pilotos em 15 entidades com as novas exigências e compromissos e, ao final do ano, avaliaremos os resultados”, disse.


Na última apresentação do dia, o superintendente de Colegiados do Crea SP, Eng. Alim. Gumercindo Ferreira da Silva, falou sobre os procedimentos obrigatórios e a importância da indicação de conselheiros das entidades para o plenário. “É fundamental que as associações estejam envolvidas com as ações do Crea-SP, com representantes no Conselho”, finalizou. 


Produzido por CDI Comunicação
Supervisão: Departamento de Comunicação do Crea-SP

Colaboração: Estagiário Vinicius Sarcetta (Crea-SP)


Fonte

Mais Notícias

20

mar
Geral

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Engenheiro Maicon Nonato Lançam Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Em uma iniciativa pioneira para educar as crianças sobre a prevenção de acidentes domésticos, o engenheiro especialista em segurança ocupacional, Maicon Nonato, está lançando, um emocionante jogo de cartas com a […]