Portal CREA-SP – Notícias – Comissão de Ética vai promover treinamento sobre tramitação de processos

Iniciativa indica forte parceria com a Superintendência de Fiscalização




Reunião da CEP na Sede Angélica: cumprimento das orientações das autoridades de saúde

 


Em reunião da Comissão Permanente de Ética Profissional do Crea-SP (CEP), realizada no dia 8 de setembro, o  coordenador Geog. Marcos Aurélio de Araújo Gomes anunciou que a CEP vai promover um treinamento para funcionários da Superintendência de Fiscalização (SUPFIS), incluindo Agentes Fiscais, Agentes Administrativos e Chefias de Unidades de Gestão de Inspetoria (UGIs). O objetivo é orientar as equipes de atendimento aos profissionais quanto aos procedimentos para uma correta tramitação dos processos de apuração de falta ética disciplinar e cancelamento de registros, principalmente com a aplicação de exercícios práticos.

O Superintendente de Colegiados (SUPCOL), Eng. Alim. Gumercindo Ferreira da Silva, destacou a importância do novo treinamento. “A iniciativa é ótima para integrar as ações do Crea-SP e proteger cada vez mais a sociedade, além de representar uma forte parceria com a Superintendência de Fiscalização”. Quanto à agenda de trabalho estabelecida para o encontro, os membros da Comissão puderam dar continuidade a demandas de rotina, como o julgamento de processos.


Também participaram da reunião o gerente do Departamento de Registro, Atendimento Profissional e Acervo Técnico (DRAPAT), Auro de Moraes, um dos responsáveis pelo treinamento anunciado, e o assistente técnico do Departamento de Apoio aos Colegiados 1, da SUPCOL, Eng. Civ. Hugo Leonardo R. B. Dragone.


Retomando as reuniões presenciais na Sede Angélica, a Comissão Permanente de Ética Profissional, a exemplo dos demais órgãos de colegiado, segue todos os protocolos de segurança e prevenção determinados pelos órgãos de governo e de saúde, como a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os participantes, espaçamento de 1,5m entre as cadeiras, totens com álcool gel espalhados pelo ambiente, higienização de microfones a cada uso e tapetes higienizadores.




Auro de Moraes, do DRAPAT: treinamento para funcionários da SUPFIS


Finalidade

De acordo com o Regimento do Crea-SP, a Comissão de Ética Profissional tem por finalidade a apreciação dos processos de apuração das infrações ao Código de Ética das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Além disso, cabe à comissão, entre outros objetivos, sugerir ao Plenário eventuais alterações nos dispositivos do Código de Ética Profissional para posterior aprovação pelo Confea.

Na avaliação do Geógrafo Marcos Aurélio, o trabalho desenvolvido em sua Comissão é fundamental para mostrar à sociedade que o Crea-SP está firme no processo de fiscalização e continua coibindo os excesso de profissionais denunciados. “Assim, garantimos segurança à sociedade e mostramos ao conjunto global dos profissionais do Sistema que é preciso zelar pela prática da profissão e que, caso isso não ocorra, haverá apuração das denúncias e punições, quando necessárias”.

O Geógrafo Marcos Aurélio ainda informou que o treinamento dos funcionários da SUPFIS será de grande importância para fortalecer e melhorar a instrução dos processos quanto à apuração preliminar das denúncias encaminhadas pelas Câmaras Especializadas, para posterior apuração de possíveis faltas éticas. “Sempre é necessária uma boa apuração das denúncias, na instrução do processo e na coleta da documentação necessária, dos comunicados às partes com a garantia da ampla e irrestrita defesa do denunciado, e das informações advindas das oitivas”.


Segundo Marcos Aurélio, o treinamento será realizado no último trimestre, envolvendo as 12 Gerências Regionais, estabelecendo um canal de comunicação direta entre os funcionários responsáveis pelo início das apurações de denúncia e os responsáveis pela condução ética profissional, o que possibilitará “maior fluidez na tramitação de processos e, consequentemente, na tomada de decisões para os julgamentos”.



Titulares e Suplentes

Atualmente a Comissão é composta dos seguintes membros:

Titulares: Eng. Mec. e Eng. Seg. Trab. Fernando Antônio Cauchick Carlucci, Eng. Seg. Trab. e Eng. Mec. Luiz Fernando Ussier, Geog. Marcos Aurélio de Araújo Gomes, Eng. Quím. Milton Soares de Carvalho, Eng. Minas e Eng. Seg. Trab. Osni de Mello, Eng. Agric. Ricardo Antônio Ferreira Rodrigues, Eng. Eletric. Ricardo Henrique Martins, Eng. Civ. Wagner Vieira Chacha.

Suplentes: Eng. Seg. Trab. e Eng. Ind. Eletric. Ricardo de Deus Carvalhal, Eng. Quím. Ricardo de Gouveia, Eng. Minas Ricardo Cabral de Azevedo, Eng. Agr. Hélio Perecin Junior, Eng. Eletric. Eletron. Silvio Antunes e Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Hideraldo Rodrigues Gomes.


 


Fonte

Mais Notícias

20

mar
Geral

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Engenheiro Maicon Nonato Lançam Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Em uma iniciativa pioneira para educar as crianças sobre a prevenção de acidentes domésticos, o engenheiro especialista em segurança ocupacional, Maicon Nonato, está lançando, um emocionante jogo de cartas com a […]