Portal CREA-SP – Notícias – Crea-SP: primeiro Conselho a contribuir com o Registro Público de Emissões

Plataforma é pioneira na divulgação de inventários corporativos de emissões de GEE


O Crea-SP começa a dar os primeiros passos para a sua participação no Programa Brasileiro GHG Protocol, adaptado em 2008 ao contexto nacional pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces, da Fundação Getulio Vargas)  e pelo World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O GHG Protocol visa a inventariar as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) das corporações brasileiras e o Crea-SP é o primeiro Conselho de Classe a contribuir com o Registro Público de Emissões (RPE), iniciativa pioneira no país para divulgação de forma transparente, rápida e simples dos inventários das organizações participantes do Programa.


Atualmente, o sistema conta com a maior base de relatórios organizacionais públicos da América Latina, com mais de 2.800 documentos desse tipo. A iniciativa partiu do próprio presidente do Conselho, Eng. Telecom. Vinícius Marchese, durante a realização do 18° Seminário Estadual de Fiscalização (SEFISC) / 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e da Reunião Anual do Colégio Estadual de Inspetores (CEI), no mês de agosto de 2019, em Olímpia (SP).



O Eng. Agr. e Inspetor Especial do Crea-SP, Denis Storani, é o responsável técnico e coordenador geral da elaboração do inventário dentro do Conselho e ressalta a importância dessa contribuição que reforça a sustentabilidade como um fator de destaque para a administração do Conselho.  “Esses dados servirão como base para conhecimento dos processos, análise de riscos, identificação de oportunidades e o desenvolvimento de estratégias corporativas. Com isso, pretendemos ter mais transparência em informações sobre estratégias e ações em relação as mudanças climáticas e o Conselho poderá ser reconhecido cada vez mais como uma instituição com boas práticas de gestão”, explica.


Segundo Storani, a contribuição do Crea-SP à plataforma, método mais usado mundialmente pelas empresas e governos para a realização de inventários de GEE, é de enorme responsabilidade. “A maioria dos responsáveis técnicos das outras organizações membros do programa são engenheiros e o maior conselho de fiscalização de exercício profissional da América Latina não poderia fugir à adesão ao GHG Protocol, até pela sua estatura e influência que exerce”, lembra o Inspetor Especial. 


Para Denis Storani, a análise e o diagnóstico do perfil de suas emissões possibilitam ao Crea-SP traçar os próximos passos para estabelecer estratégias, planos e metas para a redução e gestão das emissões de GEE. “Com as diretrizes desses diagnósticos em mãos será possível implantar políticas internas, engajando-se na solução desse enorme desafio para a sustentabilidade global”.

O relatório do Crea-SP no RPE já está disponível e pode ser acessado neste link.

Selo de reconhecimento


Storani lembra que ainda não existe um selo específico de órgãos ambientais para a premiação das organizações, apenas a Verificação por Terceira Parte, que é uma avaliação independente, realizada por pessoas competentes, que usam a ABNT NBR ISO 14064-3:2007 como diretriz, para assegurar a credibilidade do inventário. O inspetor do Crea-SP considera viável a criação de um selo de reconhecimento e aponta a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) com o órgão que pode tomar essa iniciativa. “Seria um importante incentivo, a exemplo do que já acontece com o Programa Município Verde Azul”.

O Programa Município Verde Azul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. A iniciativa serve para medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. 


Produzido por CDI Comunicação

Supervisão: Departamento de Comunicação do Crea-SP/SUPGES 


Fonte

Mais Notícias

20

mar
Geral

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Engenheiro Maicon Nonato Lançam Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Em uma iniciativa pioneira para educar as crianças sobre a prevenção de acidentes domésticos, o engenheiro especialista em segurança ocupacional, Maicon Nonato, está lançando, um emocionante jogo de cartas com a […]