Especialistas e autoridades da área no Estado apresentarão perspectivas da profissão
No dia 30 de janeiro (sábado) o Crea-SP realizará o 2º Encontro Paulista de Engenharia Ambiental. O evento será online e gratuito, das 9h00 às 13h00, e os participantes terão certificado de participação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://conteudo.smarteco.com.br/crea-2021. Em comemoração ao Dia do Engenheiro Ambiental, o Conselho reunirá especialistas e autoridades das Engenharias Ambiental e Sanitária no Estado para apresentar perspectivas da profissão e atualização de conhecimento.
Na avaliação do presidente do Crea-SP, Eng. Telecom. Vinicius Marchese, ações como essas fomentam a capacitação profissional e representam um passo importante para uma mudança de estratégia, com o objetivo de apresentar o Conselho também como uma plataforma de serviços e disseminação de conhecimento para todos os profissionais registrados.
Confira a programação
09h às 09h40 – Abertura
Presidente do Crea-SP, Eng. Telecom. Vinicius Marchese Marinelli
09h40 às 10h20 – Palestra
Eng. Amb. Gabriel Estevam, diretor corporativo do Grupo Ambipar
Os benefícios da inovação e sustentabilidade no empreendedorismo ambiental
10h20 às 12h50 – Apresentação de cases
Eng. Civ. Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, apresentando boas práticas do órgão público.
Eng. Mecatron. André Tchernobilsky, CEO e fundador da ZEG Technologies & Environmental (startup com foco em Tratamento Térmico de Resíduos), apresentando boas práticas da empresa.
Eng. Sanit. Eduardo Pacheco, diretor do Portal Tratamento de Água e do Portal Saneamento Básico, apresentando “Novas Tecnologias de Tratamento de Água e Esgoto: Utilização de Membranas, Oxidação Avançada”.
João Paulo Figueira, gerente de Desenvolvimento Sustentável na Special Dog Company, apresentando “Sustentabilidade na Indústria”.
Patrícia Iglesias, diretora-presidente da Cetesb, professora associada na Faculdade de Direito da USP, apresentando aspectos de “Advocacia Ambiental e Projetos de Pesquisa”.
Adriana Ponce Coelho Cerântola, advogada, sócia-fundadora da Santos & Cerântola Sociedade de Advogados, apresentando “O Direito Ambiental como Ferramenta para Atuação do Engenheiro Ambiental”.
Eng. Amb. Paulo Oliveira, sócio-diretor da SBV Engenharia Ambiental, apresentando “Tecnologias Inovadoras na Remediação de Áreas Contaminadas”.
Eng. Civ. Arnaldo Jardim, deputado federal, membro do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia (IE), apresentando aspectos do “Pagamento por Serviços Ambientais”.
José Maria Bernardelli Junior, consultor técnico em Gestão Ambiental Empresarial, palestrante e professor universitário, apresentando “Práticas de Gestão Ambiental: Valoração de Recursos e Sistemas de Gestão Integrada”.
José Valverde Machado Filho, mestre em Direito Ambiental, coordenador executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, apresentando “As Diretrizes do Estado de São Paulo para Resíduos Sólidos – A Importância da Engenharia Ambiental”.
Eng. Civ. Benedito Braga, presidente da Sabesp, apresentando boas práticas da empresa.
12h50 – Painel de Encerramento
Eng. Amb. Alan Romão, conselheiro do Crea-SP e representante do Crea-SP junto ao Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (GRAPROHAB).