Portal CREA-SP – Notícias – Presidente do Crea-SP debate importância do gerenciamento de resíduos sólidos

Vinicius Marchese recebeu diretor da ZEG, do Grupo Capitale Energia



Vinicius Marchese recebeu especialistas em questões de resíduos sólidos


Na manhã de hoje, 11 de novembro, o presidente do Crea-SP, Eng. Telecom. Vinicius Marchese Marinelli, recebeu na sede Faria Lima, André Tchernobilsky, diretor da ZEG, do Grupo Capitale Energia. Na pauta, trataram de empreendedorismo na área de resíduos sólidos, e também maneiras de viabilizar a implementação de Ecoparques de tratamento de resíduos para pequenos e médios municípios. O executivo da Capitale apresentou cases implantados em outros países, que poderão ser replicados no Brasil usando tecnologia nacional.


O presidente do Crea-SP enfatizou a importância do tema para a sociedade, pois além de proporcionar negócios e fomentar novas tecnologias, trazem também benefícios ambientais, econômicos e sociais, além de estimular pesquisas nas universidades.



Encontro serviu para discutir a implementação de Ecoparques de tratamento de resíduos em São Paulo

Os resíduos sólidos são materiais oriundos da produção industrial e que têm alto valor comercial. Em seu último relatório sobre o assunto, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) destaca que as cidades brasileiras geraram em 2018 cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), cuja coleta chegou a 92% desse total, equivalentes a pouco mais de 72 milhões de toneladas, dos quais apenas 43,3 milhões de toneladas, 59,5% do coletado, foi disposto em aterros sanitários.

Segundo o relatório What a Waste 2.0 do Banco Mundial, aproximadamente 2,01 bilhões de toneladas de RSU são geradas anualmente pelo mundo, e espera-se que em 2050 esse número chegue a 3,40 bilhões de toneladas, um aumento de quase 70%. Para minimizar esse impacto, alguns países buscam usar tecnologia e inovação, tendo o tratamento como prioridade na gestão.

Produzido por CDI Comunicação

Supervisão: Departamento de Comunicação do Crea-SP/SUPGES


 


Fonte

Mais Notícias

20

mar
Geral

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Engenheiro Maicon Nonato Lançam Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Em uma iniciativa pioneira para educar as crianças sobre a prevenção de acidentes domésticos, o engenheiro especialista em segurança ocupacional, Maicon Nonato, está lançando, um emocionante jogo de cartas com a […]