Área Tecnológica na Mídia


30/07/2021: Empregos no agronegócio / Geadas / Cadeia de sementes / Planejamento de colheita / Energia eólica / Lei Geral das Antenas


O agronegócio brasileiro fechou junho gerando mais empregos com carteira assinada do que demissões, destaca o site da Revista Globo Rural. O saldo positivo no mês foi de 38.005 postos de trabalho, um aumento de 2,21% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são do Novo Caged, divulgados nesta quinta-feira (29). Entre os Estados, só Rio Grande do Sul (-1.467) e Espírito Santo (-413) fecharam junho com saldo negativo. São Paulo foi o destaque positivo, com 25.839.

 

O clima frio dos últimos dias causou perdas aos agricultores do estado de São Paulo, informa o site da Revista Globo Rural. Segundo levantamento da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) com base em relatos das regionais, as culturas de café, cana e milho foram as mais afetadas pelas geadas dos dias 19 e 20 de julho. Houve prejuízos também nas pastagens e cultivos de citros, grãos, frutas e hortaliças.

 

O Instituto AgriHub lança hoje o chamamento para startups com soluções para desafios da cadeia de sementes, informa reportagem do site Canal Rural. A proposta é buscar soluções tecnológicas para os principais desafios enfrentados pela cadeia da produção de sementes. O anúncio será feito por meio da live “Seed Innovation”, que acontece nesta quinta-feira (29) às 20hs horário de Brasil. Para participar, os interessados devem se inscrever no site da AgriHub.

 

A consultoria Keyrus lançou, neste mês, um software de planejamento de colheita para otimizar o uso dos maquinários das fazendas e usinas a fim de reduzir custos operacionais. O programa visa aprimorar o modelo manual de gestão e eliminar perdas de tempo, insumos e manutenção dos processos, informa o site AG|Evolution. O sistema ainda fornece os melhores cenários para a formação de frentes de colheita, proporcionando visibilidade do real potencial de colheita.

 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o Brasil precisa aumentar a oferta de outros tipos matrizes de energéticas limpas, além das hidrelétricas. A fala do ministro aconteceu durante o fórum Nacional Eólico, realizado na quinta-feira (29) de forma online, relata o Canal Rural. O Brasil tem hoje uma das matrizes enérgicas mais limpas do mundo. Quase 83% de toda energia produzida vem de fontes renováveis. Albuquerque, ressaltou: “O potencial da eólica é quase quatro vezes maior do que toda a nossa matriz elétrica atual. Durante as safras dos ventos, a eólica tem batido um recorde atrás do outro, chegando a abastecer quase 100% do Nordeste durante um dia inteiro. Em média, no ano passado, quase 10% de toda energia injetado no sistema integrado nacional veio de eólicas e esse número ainda vai crescer muito até 2024. Temos pelo menos mais 10 GW de capacidade instalada para entrar em operação”.

 

Após mais de um ano adequadas à Lei Nº 13.116, a chamada Lei Geral das Antenas, as cidades de Porto Alegre, Curitiba e Distrito Federal relataram redução dos prazos de autorização das antenas, redução de custos com fiscalização, embora ainda existam resistências da população e questões relativas ao patrimônio histórico nacional, relata o site Tele.Sintese. Os relatos têm sido de desburocratização e redução dos prazos para a emissão das licenças de antenas. Em geral, o diagnóstico é de que os 60 dias de silêncio positivo contrário ao projeto são suficientes. Ainda assim, representantes do setor de telecom defendem que os avanços na adequação dos municípios não são rápidos o suficiente.

 

 


29/07/2021: Preços dos imóveis / Investimento em pesquisas / Inflação do aluguel / Capacitação / Geologia


O IGMI-R (Índice Geral de Preços do Mercado Imobiliário Residencial), calculado pela Abecip (Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), aponta que os preços médios nominais dos imóveis novos em dez capitais do país se elevaram em 1,63% em junho, acumulando aumento de 9,31% em 12 meses. Junho representou o quinto mês consecutivo de aceleração no resultado mensal e no acumulado de 12 meses, informa o SindusCon-SP. Em maio, estas variações haviam sido de 1,33% e de 8,15%, respectivamente.

 

O governo do estado de São Paulo anunciou, na terça-feira (27), o investimento estadual recorde de R$ 52 milhões nos institutos de pesquisa ligados à Secretaria de Agricultura. O valor será usado na modernização das unidades para aprimorar o atendimento a demandas de inovação e pesquisa do agronegócio de São Paulo e do Brasil, informa o site AG|Evolution. Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o investimento atual configura o triplo do maior repasse estadual para pesquisa agropecuária. Em 2009, o Governo de São Paulo repassou R$ 17 milhões a seis institutos e 11 polos regionais da pasta.

 

O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) variou 0,78% em julho, contra 0,6% em junho, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Com o resultado, o índice, conhecido como inflação do aluguel, avançou 33,83% em 12 meses, destaca reportagem da CNN Brasil. No ano, o IGP-M acumula alta de 15,98%.

 

Duas das maiores empresas de tecnologia do mundo se juntaram para oferecer formação gratuita para os brasileiros, destaca a CNN Brasil. A Microsoft passa a usar a plataformas online LinkedIn Learning com a oferta de 96 cursos em português. Divididas por trilhas de aprendizagem, as aulas são voltadas para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais mais buscadas no mercado de trabalho. Entre as trilhas de aprendizado estão temas como o trabalho remoto, superação de desafios em tempos difíceis, diversidade entre outros.

 

Um terremoto de magnitude 8,2 atingiu a Península do Alasca na noite de quarta-feira (27), gerando alertas de tsunami na região, relata a CNN Brasil. O U.S. Geological Survey (USGS) informou que o terremoto ocorreu às 22h15, a uma profundidade de 35 quilômetros. A magnitude estimada é de 8,2. O Pacific Tsunami Warning Center (PTWC) emitiu um aviso de alerta para o estado americano do Havaí e o território americano do Pacífico de Guam. Já o Centro Nacional de Alerta de Tsunami (NTWC) emitiu avisos para as áreas do sul, a Península e as regiões costeiras do Pacífico. Ainda está sendo avaliado o nível de risco de tsunami para outras áreas costeiras do Pacífico dos EUA e Canadá.

 

 


28/07/2021: Hidrovia Tietê-Paraná / Normas técnicas / Índice de Confiança da Construção (ICTS) / Qualidade dos alimentos / Taxi aéreo elétrico / Embrapa e downloads


Em entrevista concedida ao Canal Rural, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que, a partir de agosto, a hidrovia Tietê-Paraná deve ter a movimentação de cargas interrompida em função da necessidade de reservar recursos hídricos para a geração de energia elétrica. “Chega um ponto, como a crise é muito severa, em que a gente vai ter que fazer uma opção. Ou a gente reserva a água para gerar energia ou a gente mantém a hidrovia operando. Quando a gente coloca na balança prós e contras dessas duas opções, nós vamos poupar água para gerar energia. Então, acredito que agora em agosto a gente já vai ter que realmente segurar mais água e isso vai impedir a movimentação no Tietê”, afirmou Freitas.

 

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, por meio da Portaria 8.873, de 23 de julho (DOU de 26/7/2021), prorrogou para 3 de janeiro de 2022 o início da vigências dos novos textos das seguintes Normas Regulamentadoras: NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais; NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO; NR 9 – Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos; NR 18 – Condições de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) na Indústria da Construção. Também foram adiados para 3 de janeiro subitens específicos da NR 37 – Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo, informa o SindusCon-SP.

 

O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 3,3 pontos em julho, para 95,7 pontos, o maior nível desde março de 2014 (96,3 pontos), relata reportagem do SindusCon-SP. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 3,6 pontos, a segunda alta consecutiva. Os dados são da Sondagem da Construção do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) e foram coletados a partir de informações de 602 empresas, entre os dias 2 e 23 de julho. A pontuação vai de 0 a 200, denotando otimismo a partir de 100. Segundo análise da FGV/Ibre, a sondagem de julho aponta o crescimento da atividade e uma percepção bastante favorável em relação à evolução da demanda nos próximos meses.

 

A Embrapa e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) patentearam um novo eletrodo com nanopartículas de ouro para testes de qualidade na indústria alimentícia, informa o site AG|Evolution. O nanossensor viabiliza análises mais eficientes, simples e de baixo custo sobre a presença de agentes biológicos em diversos produtos, entre eles o queijo e a torta de mamona. A inovação está disponível para parceiros com interesse em desenvolver esses tipos de dispositivos comercialmente. O eletrodo destina-se à construção de biossensores eletroquímicos e de sensores eletroanalíticos com ampla aplicação em alimentos, meio ambiente e saúde entre outros.

 

A empresa norte-americana Joby Aviation anunciou na terça-feira (27) que atingiu um novo marco no desenvolvimento de sua aeronave elétrica que completou um percurso de 240 quilômetros com apenas uma carga de suas baterias, informa o site Olhar Digital. Recentemente adquirida pela divisão de táxi aéreo do Uber, a Joby espera iniciar a operação de serviço comercial já em 2024. A aeronave, também chamada Joby, tem seis rotores e se parece com uma mistura de um helicóptero e um avião.

 

Agência Brasil destaca que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) possui o quarto maior arquivo com informações científicas do país, com cerca de 104 mil itens de acesso aberto e gratuito. Chamado de Alice – abreviação para Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa – esse portal de publicações registra 24,7 milhões de downloads desde 2011, ano em que foi criado. A maior parte desses downloads (42%, o que corresponde a 10,3 milhões de arquivos baixados) é feita a partir dos Estados Unidos. Em segundo lugar, com 7,5 milhões de downloads (30,5% do total) está o Brasil.

 

 


27/07/2021: Exoesqueleto / Engenharia de alimentos / Semana de frio / Telecomunicações / 5G nas Olimpíadas


Na França, um engenheiro de robótica construiu um exoesqueleto para seu filho, que tem uma deficiência neurológica. O equipamento permite mobilidade ao garoto. Por meio de comando de voz ele indica as ações para o exoesqueleto. O projeto foi desenvolvido com recursos da empresa na qual o pai trabalha e a estrutura será produzida em maior escala para poder beneficiar outras pessoas, relata reportagem em vídeo publicada no site da CNN Brasil.

 

A startup chilena NotCo, que produz alimentos como maionese e sorvete à base de plantas, recebeu aporte de US$ 235 milhões liderado pela Tiger Global, informa o site Olhar Digital. Com o financiamento, a foodtech chegou ao status de unicórnio, como são conhecidas as startups avaliadas em US$ 1 bilhão antes do previsto. A empresa esperava receber o aporte entre o final deste ano e início de 2022, mas os planos foram antecipados e a NotCo alcançou neste mês uma avaliação de US$ 1,5 bilhão. Para produzir seus alimentos, a startup utiliza um sistema de inteligência artificial apelidado de Giuseppe, capaz de “traduzir” as receitas tradicionais, com ingredientes de origem animal, para equivalentes vegetais.

 

Reportagem do Canal Rural traz avaliação sobre o setor de citricultura do estado de São Paulo que sofreu com a geada na última semana. O engenheiro agrônomo e consultor em citricultura, Arlindo de Salvo Filho, analisou o cenário. “O impacto das geadas na citricultura foi muito grande. Pegou a região centro-norte do estado de São Paulo. As principais culturas, que foram irrigadas, houve queima das floradas, houve queima dos futuros frutos para a próxima safra, houve queima de muita vegetação nova. Nas partes mais baixas, das várzeas, houve mortes de plantas por causa do frio. A perspectiva é de alta de preço, principalmente a tangerina, como a poncã, que sofre na queima e se torna imprópria para o mercado de mesa. Então, isso aqui o consumidor vai pagar”, prevê.

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou no primeiro semestre de 2021 o menor número de reclamações dos serviços de telecomunicações desde 2015, informa o site Tele.Síntese. Foram 1,22 milhão de queixais contra as prestadoras. A banda larga lidera a queda, com 56 mil reclamações a menos que no primeiro semestre de 2020. Foram registradas 314 mil reclamações no primeiro semestre de 2021, contra 370 mil no segundo semestre de 2020 (queda de 15%), e 394 mil no primeiro semestre daquele ano (queda de 20%). A Anatel disse, em comunicado sobre estes resultados, que foi retomada uma tendência de queda nas queixas. Este processo já vinha ocorrendo desde 2015 e foi interrompido em 2020 devido às mudanças de comportamento do consumidor associadas à pandemia de covid-19.

 

Inovações tecnológicas e Olimpíadas costumam caminhar lado a lado e, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a grande novidade é o uso do 5G, relata o site Tilt. O plano do Comitê Organizador da Olimpíada e Paralimpíada era explorar a aplicação da tecnologia, mas a pandemia e a ausência de público nos eventos mudou as expectativas. Mesmo sem a presença de torcedores, o 5G vem sendo usado em Tóquio. Um exemplo disso é o e-Palette, um veículo autônomo da Toyota desenvolvido para o transporte de atletas da vila olímpica aos locais de competição. O 5G também está presente na segurança do evento, para fazer um reconhecimento facial rápido no acesso de pessoas autorizadas às instalações olímpicas. Além disso, a segurança é feita com a ajuda de robôs e drones, que monitoram atividades suspeitas usando a conexão. Outra inovação foi a criação do que se convencionou chamar de “gêmea digital” — representações virtuais idênticas aos locais de competição, para que os funcionários da organização sejam treinados a cumprir suas funções nesse ambiente virtual, também com o auxílio de realidade aumentada.

 

 


26/07/2021: Agronegócio / Drones para fazer chover / Carregamento de carros elétricos / Porto / 5G / Energia eólica / Painéis LED


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, na sexta-feira (23) um estudo sobre o comércio exterior do agronegócio brasileiro, além do balanço de oferta e demanda mundial dos principais produtos, informa o Canal Rural. De acordo com o Grupo de Conjuntura do Ipea, a balança comercial dos produtos do setor fechou o mês de junho de 2021 com saldo positivo de US$ 10,8 bilhões. No acumulado do ano, até junho, o agronegócio exportou US$ 61,5 bilhões, ultrapassando o volume comercializado no mesmo período do ano passado.

 

Para conter o calor que beira aos 50°C, os Emirados Árabes Unidos apelaram à tecnologia para fazer chover, relata reportagem da CNN Brasil. E conseguiram, na última semana, graças ao lançamento de drones que carregaram eletricidade nas nuvens a ponto de gerar precipitação de chuvas. O sucesso da tecnologia pode ser visto em vídeos postados pelo Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos, que mostrou como as chuvas atingiram Ras al Khaimah, no norte do país, no domingo (18). “O que estamos tentando fazer é tornar as gotículas das nuvens grandes o suficiente para que, quando caírem cheguem até a superfície”, disse a meteorologista e pesquisadora Keri Nicoll em maio, enquanto sua equipe se preparava para começar testando os drones perto de Dubai. Isso porque, como os Emirados Árabes têm altas temperaturas, o mais natural é que as gotículas de água formadas pelas nuvens sequem antes mesmo de caírem no solo, e, por isso, as chuvas se tornam escassas na região. Nicoll faz parte de uma equipe de cientistas da Universidade de Reading, na Inglaterra, cujas pesquisas levaram às chuvas provocadas artificialmente nesta semana.

 

A Enel Brasil, por meio de sua empresa de soluções energéticas, Enel X, firmou uma parceria com a Estapar, rede de estacionamentos, para oferecer vagas funcionais que proporcionam o carregamento de carros elétricos de maneira gratuita, informa o site Olhar Digital. Denominada como “Ecovagas”, os pontos de carregamento são exclusivos para carros elétricos e já estão presentes em 23 cidades brasileiras, incluindo a capital de São Paulo.

 

O Governo do Estado informou na sexta-feira (23) que escolheu, por meio de Manifestação de Interesse Público (MIP), dois projetos que podem ser viáveis para a construção da Linha Verde – uma nova rodovia que ligará a Capital ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com matéria do G1, a partir de agora, as empresas que apresentaram as propostas vencedoras terão 120 dias para se aprofundarem nos estudos, que serão analisados na etapa seguinte.

 

Os ministros Fabio Faria (Comunicações) e Tarcísio Freitas (Infraestrutura) debateram na quarta-feira (21) os arranjos necessários para levar a tecnologia 5G standalone ao Complexo Portuário de Santos. O porto receberá projeto piloto para instalação e funcionamento da tecnologia. De acordo com o portal Teletime, a iniciativa é uma forma de potencializar o setor de infraestrutura portuária brasileira. Considerado o maior complexo portuário da América Latina, Santos é responsável por aproximadamente 25% do comércio exterior brasileiro. “A tecnologia 5G ampliará a conectividade no setor portuário brasileiro. Com isso, iremos otimizar as operações, aumentar a produtividade e contribuir para o crescimento da economia do país”, antecipou Faria.

 

Uma mini turbina eólica desenvolvida pela startup Avant Garde Innovations, da Índia, pode ajudar famílias em regiões isoladas e também pessoas que desejam economizar dinheiro com energia elétrica. O portal Click Petróleo e Gás divulgou que a invenção tem 3 metros de diâmetro e é ideal para casas, comércios e áreas rurais. A capacidade máxima de geração de energia é de 5 kW/h, a uma velocidade de vento de 5,5m/s. O equipamento tem um custo de US$ 899 (ou R$ 4.827) e gera energia dia e noite, tanto havendo chuva como sol. O mecanismo possui baixa manutenção com garantia de 2 anos e vida útil estimada de 20 anos.

 

Produtores rurais estão instalando painéis de LED em pivôs para elevar desempenho das lavouras, relata reportagem do Canal Rural. A tecnologia foi desenvolvida por um grupo de produtores de Minas Gerais que levou para o campo aberto uma técnica já conhecida na produção em estufas: a suplementação luminosa. Em síntese, a proposta é instalar painéis de LED em pivôs de irrigação, ajudando a elevar a eficiência na fotossíntese e o desempenho da lavoura. A pesquisa começou há 7 anos e há dois, tiveram início os experimentos no campo. Além de Minas Gerais, atualmente há polos de pesquisa no Rio Grande do Sul e na Bahia. Os resultados chamam a atenção e já se verifica incremento de 50% na produtividade de áreas de soja e milho.

 

Produção: CDI Comunicação Corporativa

Edição: Equipe de Comunicação Corporativa e Estratégica / GDEP

Mais Notícias

20

mar
Geral

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças

Engenheiro Maicon Nonato Lança Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Engenheiro Maicon Nonato Lançam Jogo Inovador para Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças Em uma iniciativa pioneira para educar as crianças sobre a prevenção de acidentes domésticos, o engenheiro especialista em segurança ocupacional, Maicon Nonato, está lançando, um emocionante jogo de cartas com a[…]